top of page

 sobre 

A Casa do Adro é uma associação cultural criada na Nazaré, em Fevereiro de 2015.

 

Com génese na exposição permanente de trabalhos de pintura, desenhos e barro de Manuel Coelho da Silva, a Casa do Adro pretende, assim, homenagear o artista e o Pai de família, bem como dinamizar actividades complementares em diferentes áreas artísticas, com especial incidência no concelho e na região.

 

De formação auto-didacta, Manuel Coelho da Silva deixou um vasto legado pictórico sobre a vida e as gentes da Nazaré entre os anos 30 e 80 do século XX, que hoje nos chegam como um retrato patrimonial de então.

 

Na Casa do Adro estão expostos quadros a óleo, executados no período da sua juventude, desenhos a lápis de cor dos primeiros anos em que viveu na Nazaré, inéditos para o público, assim como aguarelas de produção posterior. Para que não fique no esquecimento dos nazarenos que o conheceram e, para que os mais novos saibam que existiu e contribuiu para a divulgação da Nazaré, tanto no nosso país como no estrangeiro, e compreendam a razão pela qual foi atribuído o seu nome ao largo da fonte, junto da casa onde viveu, até aos 89 anos de idade, na Pederneira. 
 

“A arte limpa da alma a poeira da vida.” 

Pablo Picasso 
bottom of page