top of page

 Manuel Coelho da Silva:

biografia

Manuel Joaquim Coelho da Silva nasceu em Baltar, concelho de Paredes, distrito do Porto, a 10 de Fevereiro de 1909.


As suas circunstâncias particulares de vida obrigaram-no a aprender o ofício de ourives, ainda na primeira infância, pela mão de seu tio, fabricante de ourivesaria. Tendo permanecido na sua terra natal até ao início da idade adulta, foi alternando a actividade profissional com a prática de desporto e a participação na companhia de teatro amador local, como responsável pela concepção e execução dos cenários, o que lhe permitiu dar asas à sua verdadeira vocação - o gosto pelo desenho e pela pintura - que alimentou através de visitas ao Museu Soares dos Reis, no Porto, aonde se deslocava amiúde, para admirar os mestres consagrados da pintura naturalista portuguesa e beber, nas suas obras, aquilo que não teve oportunidade de aprender numa escola de arte.


A sua destreza manual como artífice de ourivesaria levou-o a Lisboa, para onde foi trabalhar, com carta de recomendação de seu tio, no ofício minucioso de gravador, numa das mais prestigiadas empresas da arte da gravura em metal, de então.


A vida seguiu o seu rumo e nova recomendação leva-o a Alcobaça, onde permanece algum tempo, ao serviço de um comerciante de ourivesaria, que também possuía um estabelecimento na Nazaré, já então uma estância balnear muito procurada, para onde é destacado na época de Verão. É aqui, na Nazaré, onde permanece até ao fim da sua vida, que se vai cumprir o seu destino.


De temperamento afável, faz amigos com facilidade e convive com um grupo de jovens da sua idade. Não era raro participarem no alar das redes da arte xávega e, no final da faina, saborearem o seu quinhão de peixe, assado na praia. A simplicidade e a honestidade foram os esteios de uma reputação, que lhe permitiu constituir família e estabelecer-se por conta própria e ganhar a consideração dos nazarenos.


Faleceu na Nazaré a 4 de Abril de 1995.

bottom of page